Mulheres negras lançam manifesto "Pacto do Bem Viver" para as eleições de 2026

Mulheres negras lançam manifesto “Pacto do Bem Viver” para as eleições de 2026

Ultimas Notícias

Em ato realizado em Brasília na quarta-feira, 26 de agosto de 2026, lideranças e ativistas negras apresentaram o “Manifesto Político das Mulheres Negras do Brasil: O Pacto do Bem Viver e as Eleições 2026”, coordenado pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB). O lançamento reuniu diferentes gerações para cobrar compromissos eleitorais voltados à igualdade, à justiça e à reparação histórica.

O texto propõe reorientar políticas públicas e a gestão pública para um modelo pautado no Bem Viver, com ênfase em justiça social, equidade e solidariedade, e coloca mulheres pretas e pardas como protagonistas — não apenas como destinatárias de programas de redução de desigualdades, mas como líderes, candidatas e gestoras.

Participantes destacaram que o manifesto funciona como um conjunto de diretrizes destinado a candidaturas e governos, para depois servir de parâmetro na cobrança e implementação de políticas.

As organizadoras afirmaram que a presença de mulheres negras em parlamentos e no Executivo deve ser tratada como prioridade, dada sua capacidade de gestão e de imaginar alternativas políticas.

Pacto do Bem Viver e a agenda por reparação

Jolúzia Batista, coordenadora nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), explicou que a iniciativa busca corrigir desigualdades estruturais oriundas de mais de três séculos de escravidão e ampliar a participação das mulheres negras na agenda pública. Segundo ela, a articulação está formulando plataformas políticas para apresentar propostas concretas aos candidatos e às candidatas.

Candidaturas, financiamento e representatividade

O documento também critica o racismo e o sexismo que marcam as campanhas e aponta a subvalorização das mulheres negras pelos partidos, incluindo a insuficiente destinação de recursos pelo Fundo Partidário e pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas Eleições Gerais de 2026 havia 20.560 candidaturas registradas; no recorte por raça e cor, mulheres pretas somavam 1.234 candidaturas (6% do total) e mulheres pardas, 2.485 candidaturas (12,2%). Esses percentuais contrastam com a composição demográfica: a Pnad Contínua Anual 2021, do IBGE, apontou que 28,2% da população eram mulheres negras — cerca de 58 milhões de pessoas.

A promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus, coordenadora de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação no Ministério Público de Minas Gerais, ressaltou o descompasso entre a presença da população negra e sua representação institucional. Pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público indica que, entre cerca de 13 mil membros do Ministério Público no país, apenas 0,7% (81 mulheres) são procuradoras e promotoras pretas.

Nádia Estela classificou o manifesto como uma convocação para transformar a sociedade, vinculando as reivindicações por reparação e justiça racial à consolidação de direitos previstos na Constituição de 1988.

Guerra híbrida e tecnoautoritarismo

Ao apresentar a lista de compromissos, as organizadoras situaram as eleições de outubro de 2026 em um contexto de «guerra híbrida» — no qual, segundo elas, há tentativas, em âmbitos nacional e internacional, de desconstruir direitos humanos e sociais e de atacar grupos historicamente marginalizados.

Janira Sodré, secretária-executiva da AMNB, chamou atenção para o que definiu como «tecnoautoritarismo»: o controle das grandes plataformas sobre a circulação de informações políticas, que, na visão da articulação, direciona e distorce o debate público. Ela também criticou narrativas que apresentam a perda de garantias trabalhistas e sociais como supostos avanços.

Janira afirmou que a estratégia adversária inclui o ataque a serviços públicos e a agentes que defendem direitos coletivos, além da presença de milícias, narcotráfico e grupos armados em territórios vulneráveis onde a população é majoritariamente negra.

Pacto intergeracional e ocupação de espaços

O ato reuniu mulheres pioneiras, de meia-idade e jovens, em uma proposta intergeracional para fortalecer a ocupação de espaços de decisão. Entre as participantes estava Caiene Reinier Freitas, mestranda, engenheira ambiental e sanitarista e bolsista do Instituto Baobá. Caiene, que é mulher trans, enfatizou a importância de jovens trans e travestis negras ocuparem universidades, parlamentos e cargos públicos, apesar da violência vivida por essa população.

O mapeamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), citado por participantes, indica que a expectativa de vida dessa população é cerca de 35 anos, muito inferior à das pessoas cis.

Para as participantes, ocupar espaços decisórios é o passo prático para transformar representação simbólica em poder real e políticas efetivas.

Na ocasião, as organizadoras também lançaram a campanha com a hashtag #EuVotoEmNegra, voltada a incentivar o apoio a candidaturas de mulheres negras e ampliar sua participação política.

Leia também: Lucro da Caixa avança 5,9% no 2º trimestre e alcança R$ 3,9 bilhões; crédito imobiliário puxa desempenho

via Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *