Pesquisa revela dificuldade de cineastas indígenas em obter financiamento

Pesquisa revela dificuldade de cineastas indígenas em obter financiamento

Ultimas Notícias

Uma pesquisa realizada pela Rede Katahirine com 60 cineastas de 40 povos indígenas identificou obstáculos recorrentes para acesso a recursos públicos e privados destinados à produção audiovisual. Apesar de muitas obras indígenas circularem em salas de cinema, mostras, festivais e plataformas de streaming e receberem prêmios, a dificuldade em disputar editais de fomento persiste.

O levantamento aponta que 81,7% das entrevistadas já exibiram filmes em mostras ou festivais, evidenciando reconhecimento artístico. Ainda assim, 71,7% afirmaram que desistiram de concorrer a algum edital. Entre as principais razões para a desistência estão:

  • Exigência de documentação e procedimentos burocráticos (70%);
  • Não atendimento aos requisitos formais de participação (43%);
  • Linguagem técnica e pouco acessível dos concursos (41%).

Mari Corrêa, idealizadora da Rede Katahirine, destaca que muitos editais pedem requisitos que dificultam a inscrição de cineastas que vivem em territórios indígenas. Segundo ela, a obrigatoriedade de ter pessoa jurídica — como uma produtora — para concorrer elimina potencialmente muitas candidaturas que poderiam ser feitas por pessoas físicas.

“Alguns editais exigem que o proponente tenha uma empresa, uma produtora, por exemplo. Não pode concorrer como pessoa física. Isso praticamente elimina a possibilidade de concorrerem ao financiamento”.

A cineasta e artista visual Larissa Tukano relata que evita inscrever projetos por considerar a linguagem dos editais inacessível e por exigir comprovações de experiência que nem sempre podem ser documentadas pelas comunidades. “Pedem também uma experiência que não podemos comprovar. E a gente sente que esses concursos não nos contemplam”, afirma.

Formas próprias de fazer cinema

Além dos entraves burocráticos, o estudo ressalta diferenças no processo de produção do cinema indígena em relação a modelos ocidentais. Larissa aponta que filmar a própria comunidade exige respeito pelos ritmos locais, uso da língua materna e sensibilidades sobre o que pode ser registrado em imagem. Essa lógica valoriza o coletivo e decisões tomadas de maneira menos hierarquizada.

“Os roteiros não são feitos da forma ocidental de entender um roteiro. A presença do coletivo é muito forte e as decisões são tomadas de modo menos hierarquizado, dentro da comunidade.”

O relatório da Rede Katahirine evidencia, assim, um choque entre exigências formais dos mecanismos de fomento e práticas culturais e produtivas das realizadoras indígenas. A pesquisa serve de base para recomendações que busquem ampliar o acesso a recursos e adequar editais às especificidades dessas produções.

Serviço

O livro Ler o vento, filmar o mundo: pesquisa-mapeamento do cinema das mulheres indígenas no Brasil, idealizado pela Rede Katahirine — Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas — será lançado nesta quinta-feira, 17 de setembro de 2026, às 14h, no Cine Brasília, em Brasília. A entrada é gratuita.

No mesmo dia haverá também o lançamento do livro Diretrizes para um audiovisual ético com povos indígenas.

Foto de divulgação: Aldeia Kwaruja/Divulgação.

Leia também: Bolsa Família terá reajuste de 15%; mínimo sobe para R$ 691 a partir de outubro

via Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *